Estilo de Vida
Conheça a modalidade de treinos que vem ganhando cada vez mais praticantes no Brasil.

CrossFit: o esporte do fitness

Movimentos funcionais constantemente variados e executados em alta intensidade, em busca da potencialização do condicionamento físico e da consequente melhora da saúde. Essa é a essência do CrossFit, considerado o esporte do fitness que mais cresce atualmente no mundo, inclusive no Brasil. Para se ter ideia, em 2013 havia pouco mais de 50 Box Oficiais (como são conhecidas as academias da modalidade) no país. Hoje, esse número já passou de 300, sendo que o primeiro Box Brasileiro (CrossFit Brasil) é de 2009.

Crossfit em Caxias do Sul

O crescimento está atrelado a motivos diversos. “A popularização do esporte, a novidade e o tipo de treino são, no meu ponto de vista, os fatores que fa­zem com que as pessoas pro­curem a modalidade”, pondera Marco Leis, sócio-proprietário da Academia Espaço Fitness e proprietário do Tchê CrossFit, de Caxias do Sul. Graduado em Educação Física, pós-graduado em Treinamento Desportivo e Personal Training, Leis possui no CrossFit Level 1 e Level 2 Trainer, CF Kids Trainer, CF Kettlebell Trainer e CF Ginastic Trainer.

Além de uma metodologia, o CrossFit é uma marca que precisa de autorização para uso. Para ministrar treinos des­sa modalidade no Brasil o pro­fissional precisa ter no mínimo o certificado oficial CF Level 1 Trainer, além de formação em Educação Física e registro no Conselho Regional de Educação Física.

Como funcionam os treinos?

Os treinos de CrossFit buscam o aprimoramento do condicionamento físico e a compreensão de dez capacidades físicas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e pre­cisão. “Quanto maior a competência em cada uma delas, melhor o condicionamento físico. Um bom programa deve explorar o alcance de cada uma dessas capacidades físicas, objetivando proporcionar ao indivíduo a aptidão para executar qualquer tipo de tarefa, seja na prática esportiva, seja no dia a dia”, destaca Leis.

Equipamentos utilizados no crossfit

Um dos jargões clássicos do CrossFit é “aqui não utilizamos máquinas, construímos elas”. Para a prática desse esporte não é necessário o uso de máquinas como na musculação. Utilizam-se mais acessórios como medicine ball, cordas, caixas, barras, anilhas e argolas olímpicas, além do próprio peso corporal para a grande maioria dos exercícios. Alguns equipamentos podem servir para ampliar a gama de exercícios, como remos, bicicletas e esteiras especiais.

Dinâmica de treinos

Leis explica que uma aula de CrossFit é bastante variável, incluindo normalmente um bom aquecimento, uma parte técnica e o famoso WOD (Workout of the Day) ou Treino do Dia. A duração varia de 45min a 70min, conforme o objetivo do treino. No Tchê CrossFit as turmas são fechadas com limite de 15 alunos/atletas em horá­rios pré-fixados.

O crossfit é para todos, mas não é para qualquer um

O profissional afirma que a modalidade é recomendada para qualquer pessoa que tem como objetivo melhorar a saúde, não havendo contraindicações para a sua prática e nem restrições quanto à idade, sexo, peso ou condição física. Mas como tudo na vida, é preciso ter força de vontade para suportar as rotinas de treinos. Lei ainda alerta: “O CrossFit é para todos, mas não é para qualquer um!”

Totalmente inclusivo, tudo nesse esporte é adaptável, podendo ser moldado de acordo com a capacidade de cada um. “O respeito à integridade e à capacidade física do indivíduo é um dos pilares do CrossFit”, destaca Leis. E deixa o convite: “Esteja disposto a sair da zona de conforto e a ampliar cada vez mais os seus limites. Estética e perda de gordura são consequências de sua dedicação”.

Não existe método milagroso, existe força de vontade e superação. Seu adversário será sempre você mesmo e para vencê-lo basta sempre tentar ser melhor que ontem.

revista viva harmonia edição 03
Esta matéria foi publicada originalmente na 3ª edição da Revista Viva Harmonia, lançada em abril de 2015.

Deixe um comentário

Topo
Open chat