Conheça as principais características dos nutricosméticos e seus benefícios para a pele.

Você sabe o que são nutricosméticos?

Os nutricosméticos de uso oral são fonte de elementos nutricionais essenciais para a beleza da pele. Além de evitar alterações estruturais e metabólicas que levam ao envelhecimento precoce, promovem o rejuvenescimento cutâneo e a sustentação da pele, aumentam a hidratação, revertem os danos causados pela exposição solar, atuam na queda capilar e tratamento de unhas fracas, melhoram a flacidez e ainda agem como despigmentantes. Conheça mais sobre os benefícios, novidades e curiosidades acerca das fórmulas via oral na estética nesta entrevista com a farmacêutica e proprietária da Floratus, Renata Vargas.

Como atuam as fórmulas via oral na estética?

Renata Vargas – Os nutricosméticos são nutrientes fun­cionais capazes de promover beleza, bem-estar e saúde de dentro para fora. Os mecanismos de ação são os mais variados possíveis, porém em sua maioria atuam como estimuladores de colágeno e antioxidantes. Pesquisas demonstram que as fórmulas de uso oral associadas ao uso tópico, direto na pele, promovem resultados poten­cializados, mais eficazes e em menor tempo de tratamento.

Quais as principais combinações de ativos para tratar a pele?

Renata – Combinação de ativos antioxidantes, varredores de radicais livres que envelhecem a pele, estimuladores da produção de colágeno, que atuam na sustentação da pele e seus anexos (unhas e cabelos), inibidores da glicação celular, que impedem os danos causados pelo açúcar na pele, como rugas profundas e amareladas, estimuladores da comunicação celular, que estimulam a renovação celular, e ativos despigmentantes.

O que há de inovador no uso de ativos para a pele?

Renata – O uso da biotecnologia a serviço da beleza e da saúde. A associação de ativos nas fórmulas do tratamento que levam à alta absorção e biodisponibilidade, propiciando efeitos mais eficazes, duradouros e rápidos. Como exemplo temos elementos orgânicos como o silício, a carsinosina e o selênio, e os chamados ativos antiaçúcar, como o glicoxyl, anti-inflamatórios e despigmentantes. É fundamental a personalização da fórmula para cada pessoa, que possui necessidades diferentes e precisa de doses específicas, daí o uso da manipulação da sua fórmula. Nem mais e nem menos, o ideal para o seu benefício individual de tratamento.

Quais os benefícios da Vitamina C?

Renata – Sua suplementação em cápsulas é importante, já que é considerada potente sequestradora de radicais livres. A carência de Vitamina C em alguma função do organismo e o estresse retiram a vitamina C da pele, tornando-a vul­nerável e prejudicando sua aparência. A suplementação da Vitamina C estimula a síntese de colágeno, aumen­tando a elasticidade e a hidratação da pele, suaviza rugas e marcas de expressão e auxilia no processo de clareamento.

Qual é o mais indicado: colágeno em cápsulas ou em pó?

Renata – O colágeno hidrolisado em pó é a maneira moderna, prática e saborosa de repor adequadamente essa importante proteína que, com o passar dos anos, vai parando de ser produzida pelo corpo, e cujo principal papel é estrutural. O colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína por água), o que permite que ele seja absorvido mais rápido e facilmente pelo nosso organismo. A versão em pó traz algumas vantagens sobre as cápsulas: pode ser adicionada a sucos, shakes e até sopas, engrossando sua consistência e, dessa forma, ajudando a aumentar a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e con­tribuindo para a perda de peso. Pode também ser usada em doses mais altas por dia, o que é possível através da manipulação em sachês.

Quais os resultados dos ativos na pele?

Renata – Eficazes, duradouros e rápidos, pois melhoram a estrutura da pele e seus anexos e ainda aumentam a eficiência dos ativos de uso tópico como cremes, séruns e loções, já que preparam a pele para recebê-los.

Confira a entrevista exclusiva com a farmacêutica e proprietária da Floratus, Renata Vargas.

Dicas para administrar essas fórmulas de ativos

Renata – Para manter a estabilidade química des­sas fórmulas é importante manter a embalagem bem fechada, proteger da luz, calor e umidade, observando os demais cuidados especificados na embalagem, como a necessidade de manter em geladeira, por exem-plo. Outro aspecto importante é respeitar o prazo de validade. Quanto à administração, siga os horários e as indicações de seu médico ou farmacêutico.

revista viva harmonia edição 03
Esta matéria foi publicada originalmente na 3ª edição da Revista Viva Harmonia, lançada em abril de 2015.

Deixe um comentário

Topo
Open chat