Conheça as principais características da nutrição e descubra como ela pode influenciar na sua qualidade de vida.

Os segredos da nutrição para uma vida saudável

Embasado por áreas até então pouco exploradas pela medicina, Victor Sorrentino comprova a importância da nutrição para a qualidade de vida. Anutrição nunca foi um tabu, mas muito se discute a respeito dos verdadeiros benefícios e malefícios de certos alimentos, o que é certo ou errado comer e quais são as reais necessidades nutricionais do organismo.

Nutrição e a Medicina preventiva

Victor Sorrentino é um médico que, devido a própria rotina desgastante, foi em busca de novas áreas capazes de melhorar sua vida por completo. Hoje considerado um dos profissionais mais influentes da área da nutrição, Sorrentino vem transformando o cenário da medicina preventiva e longevidade saudável no Brasil.

Confira a matéria exclusiva com o Médico Victor Sorrentino sobre Nutrição e a Medicina preventiva.

Médico na Clínica Sorrentino de Cirurgia Plástica e Longevidade Saudável, em Porto Alegre, Victor estuda a fundo as áreas da Nutrologia, Nutrigenética, Nutrigenômica e Anti-aging, aplicando conceitos ao seu dia a dia e tentando atingir o maior número de pessoas, a fim de melhorar a saúde de seus pacientes. Autor do livro Segredos Para Uma Vida Longa, Sorrentino usa as redes sociais para divulgar seu propósito, seus valores e dicas.

Nutrição funcional

Quando o médico começou a publicar as conclusões de seus estudos no Facebook, pouquíssimos profissionais conheciam ou tinham acesso àquelas informações. A nutrição funcional era novidade, pois os alimentos estavam apenas vinculados ao fator da obesidade, não ao bem-estar. Mas Sorrentino percebe que a área vem evoluindo e acredita que, em breve, as pessoas terão noção de que produtos industrializados são tão maléficos quanto o cigarro, por exemplo.

Ele explica que existe um movimento médico muito grande no Brasil desempenhando um papel importante de conscientização. Esse grupo, composto por aproximadamente oito mil profissionais, reforça a necessidade de se procurar um especialista não apenas quando se está doente, pois a tendência é aliar medicamentos, atividades físicas e alimentos para prevenir e curar doenças.

Por meio das redes sociais, Sorrentino, que também dá aulas e realiza palestras pelo país, procura ser um exemplo de vida e tornar a saúde acessível a todos. “Ouvimos muito sobre a humanização da medicina na faculdade, mas na prática é diferente. Sabemos que nem todos têm condições de ir ao médico e que nem todo médico consegue conhecer totalmente seus pacientes.”

“Pensar que a genética é um destino, que a gente não tem o que fazer para evitar certas doenças, é algo ultrapassado”

Para que serve a Nutrigenética?

Victor esclarece que por meio da Nutrigenética, ou Nutrigenômica, é possível “desativar” o gene ruim e salientar o bom, ou seja, essa área permite ajudar a genética a ressaltar os aspectos positivos do nosso organismo em detrimento dos negativos. Esses estudos comprovam que por meio da alimentação, é possível prevenir doenças herdadas, potencializando nutrientes que ajudam a impedir o desenvolvimento de tais doenças de acordo com o caso de cada paciente.

“Pensar que a genética é um destino, que a gente não tem o que fazer para evitar certas doenças, é algo ultrapassado.” Já a Nutrologia dedica-se à importância dos micro e macronutrientes para a saúde, essencial na prevenção e tratamento de doenças. “A Nutrologia é uma mescla, pois abrange alimentação, prescrição de Nutracêuticos e equilíbrio hormonal.”

Evite alimentos industrializados

Outro aspecto importante referente à nutrição, de acordo com o médico, é evitar alimentos industrializados e preferir “comida de verdade”, como aquela que nossos avós consumiam. Não existe, segundo ele, um superalimento que possa gerar saúde, e sim a combinação de alimentos naturais, ou seja, aqueles que não vêm embalados, que são plantados e colhidos. “Hoje percebemos sinais de envelhecimento em pessoas de 15, 20 anos, que desenvolvem doenças precocemente.”

Para o Dr. Victor, o estilo de vida é o principal responsável por essa recorrência, que acaba acelerando o ritmo hormonal das pessoas. “Nós temos um hormônio que pode piorar todos os outros, e alimentos ricos em farinhas e açúcares aceleram esse processo.” Apesar da grande oferta de remédios e terapias, Sorrentino percebe que hoje é difícil viver com qualidade. “É possível evitar 80% das doenças relacionadas com o envelhecimento por meio de planos individualizados, que consideram o estilo de vida, a alimentação e suplementação.”

O melhor alimento para a alma

A espiritualidade é fundamental para o médico, que acredita no poder da mente para a cura. “Existe um estudo que comprova que pessoas positivas raramente sofrem recorrência de alguma doença.” Porém, Sorrentino destaca que a fé deve ser “inteligente”, ou seja, que devemos correr atrás daquilo que necessitamos e nos agarrar a nossos ideais. A medicina quântica, ele esclarece, estuda o quanto a energia de uma pessoa exerce influência sobre ela mesma e sobre quem está ao seu redor, por isso ele reforça que devemos, acima de tudo, ser corretos e justos em nossas ações e pensamentos.

revista viva harmonia edição 04
Esta matéria foi publicada originalmente na 4ª edição da Revista Viva Harmonia, lançada em abril de 2016.

Deixe um comentário

Veja Também

Topo
Open chat