Estilo de Vida
PERFIS-DE-BELEZA-CLINICA-HARMONIA

Os tratamentos estéticos além da beleza

Pesquisa realizada pela Allergan classifica os pacientes em perfis específicos para individualizar os procedimentos

O aumento da popularidade dos procedimentos estéticos leva cada vez mais pacientes aos consultórios dos médicos. Segundo dados da American Society for Aesthetic Plastic Surgery, os Estados Unidos gastaram 16,4 bilhões de dólares em procedimentos estéticos em 2016; e o Brasil é o segundo país no mundo que mais investe em beleza. Sendo assim, há uma diversificação cada vez maior nos perfis de pacientes que procuram procedimentos estéticos.

Então entender as motivações e os fatores que os levam aos consultórios médicos é fundamental para a definição dos melhores protocolos de tratamentos. Pensando nisso, em junho deste ano a Allergan Medical Institute®, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, divulgou os resultados de uma extensa pesquisa obtida através de uma variedade de metodologias, incluindo pesquisa de segmentação, pesquisa quantitativa, pesquisa on-line, entrevistas one-on-one e focus group. Foram 27 projetos de pesquisas diferentes, realizados de 2014 a 2017 com mais de 54 mil pessoas entrevistadas de vários países.

Intitulada Going Beyond Beauty (GBB)

Intitulada Going Beyond Beauty (GBB), a iniciativa explora as necessidades dos pacientes, baseadas nos fatores conscientes e inconscientes pelos quais eles buscam tratamentos estéticos. Dessa forma, os médicos podem entender melhor as necessidades de cada paciente e conduzir as consultas com a compreensão da pessoa como um todo e não apenas no procedimento.

A GBB mostrou que, em geral, os pacientes podem ser classificados em quatro categorias, que priorizam as suas principais motivações para os tratamentos. Essa classificação oferece benefícios tanto aos médicos quanto aos pacientes, e traz informações valiosas para um tratamento orientado às necessidades de cada pessoa, já que o entendimento das motivações e individualização dos procedimentos possibilitam ao médico oferecer aos seus pacientes a melhor versão de si.

A iniciativa da Allergan mostra que a beleza não é apenas a que se mostra; ela é uma soma da capacitação, da força, da inteligência e da emoção. A Going Beyond Beauty estimula os médicos a irem além da estética e a tratarem o paciente como um todo, a fim de satisfazer suas necessidades emocionais e físicas e dando a oportunidade às pessoas tornarem-se quem elas quiserem, onde quer que estejam.

OS 4 PERFIS DE PACIENTES

Conheça as classificações de pacientes criadas pela Allergan para personalizar os tratamentos estéticos e garantir melhores resultados.

BEAUTIFICATION

“Quero parecer mais atraente”

“Quero parecer com determinada celebridade”

Os pacientes que se enquadram nesse perfil querem a aparência de uma celebridade, sem perderem a própria identidade. Para os pacientes Beautification, a beleza oferece um meio para expressar quem eles são e o que eles conseguem por meio das redes sociais, desempenhando um papel significativo na sua visão de mundo. Embora essas pessoas prezem por um resultado natural, elas gostam de demonstrar o esforço que fizeram para atingir determinada aparência.

Pontos principais:

  • Cultura do selfie.
  • Exposição a celebridades e constante busca pelo look ideal.
  • Pressão social (desejo de passar uma imagem saudável e bem-sucedida).
  • Fase da vida (início de novo emprego, desejo de passar uma boa impressão).
  • Estabelecem um relacionamento de confiança com o médico.

POSITIVE AGEING

“Tenho uma aparência cansada e triste”

“Quero parecer mais jovem”

“Não me sinto com a idade que tenho”

O paciente Positive Ageing quer manter uma aparência jovem e saudável e acredita que a melhor estratégia para envelhecer bem é a prevenção. Os pacientes mais maduros desta categoria podem apresentar uma desconexão com a idade cronológica, sentindo-se mais jovens ou mais velhos do que realmente são.

Em geral, esses pacientes se mostram receosos em se submeterem a determinado tratamento estético por medo de ficarem com uma aparência pouco natural ou distante de como realmente são. Eles querem alcançar resultados naturais com procedimentos pouco invasivos e com tempo de inatividade mínimo.

Pontos principais:

  • Incômodo com os sinais do envelhecimento (rugas, sulcos e marcas de expressão).
  • Querem voltar a frequentar eventos sociais.
  • “Momento do espelho”, quando veem a própria imagem e não se enxergam.
  • Querem fazer procedimentos estéticos para marcar o fim de um trauma, como o divórcio.
  • Prezam pela imagem que passam no trabalho, para diminuir a diferença entre os colegas mais novos.

CORRECTION

“Assimetria”

“Tal parte é muito grande ou muito pequena ou torta”

“Sou feio(a)”

As pessoas que se enquadram no perfil Correction enxergam-se como tendo uma característica muito negativa. A grande maioria sofreu/sofre bullying na infância ou adolescência e isso foi decisivo para lançar uma sombra nas experiências de vida, especialmente nas questões sociais. Devido à baixa autoestima, pacientes Correction se sentiram intimidados desde a infância por características que não se enquadram dentro da “norma padrão”, e por isso guardaram preocupações e inseguranças sobre a aparência durante muito tempo.

Pontos principais:

  • Dependência de mecanismos de defesa, como chapéus, cabelos longos e cachecóis para se esconder.
  • Pessoas introspectivas, solitárias e com baixa autoestima.
  • Deformidade pós-traumática ou característica de nascença que não se adequa aos padrões “normais”.
  • Sentem grande entusiasmo com a possibilidade de um tratamento estético, pois enxergam nessa oportunidade a chance de serem “normais”.

TRANSFORMATION

“Quero o maxilar mais fino”

“Quero olhos grandes e redondos”

Geralmente com características étnicas, o paciente Transformation busca adotar uma nova aparência, independentemente da sua natureza ou história. São levados a buscar a perfeição, conforme definida por um ideal social, cultural ou de gênero e tendem a imitar um padrão ocidental de beleza, com olhos grandes e redondos, nariz pontiagudo, sorriso bonito, queixo em forma de V e maxilar fino.
Para esses pacientes, a beleza e o sucesso estão intrinsecamente ligados e eles acreditam que o tratamento estético os manterá em posição favorável para melhores oportunidades de emprego e uma vida mais feliz.

Pontos principais:

  • Pressão de uma cultura baseada na imagem.
  • Desejo de aceitação e admiração.
  • Busca de um status social e qualidade de vida.
  • Vantagem competitiva para ser melhor aceito no emprego, escola, promoções, casamento etc.
revista-viva-harmonia-edicao-n6
Esta matéria foi publicada originalmente na 6ª edição da Revista Viva Harmonia, lançada em abril de 2018.

Deixe um comentário

Topo
Open chat