BUSCA

Peeling de Fenol: entenda como funciona o tratamento de renovação da pele

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog


Recentemente, um vídeo que mostra a evolução e o resultado do Peeling de Fenol, realizado em uma paciente aqui, na Clínica Harmonia, viralizou nas redes sociais. As imagens retratam o antes do tratamento, durante a recuperação e após 30 dias da realização do procedimento.

Você viu ou ouviu falar desse vídeo e ficou curioso para saber mais? Continue a leitura e confira todos os detalhes do Peeling de Fenol, que proporciona resultados surpreendentes e expressivos, podendo rejuvenescer a aparência em até 20 anos. Acompanhe!

Não viu o vídeo? CLIQUE AQUI E CONFIRA!

O que é o Peeling de Fenol?

É um procedimento estético que consiste na aplicação de uma solução com fenol, promovendo a renovação da pele. A sua ação ocorre por meio de uma queimadura química, que estimula a produção de colágeno. Com isso, se consolida como um potente redutor de rugas e linhas de expressão. 

O fenol é um agente químico que produz, em determinadas concentrações, coagulação das proteínas da pele, sendo classificado como profundo devido ao seu alto grau de penetração. Ele atinge as camadas mais profundas da pele e age sobre as lesões. Posteriormente, a derme se recupera com a formação do colágeno novo, que a deixa mais consistente, conferindo um aspecto visivelmente rejuvenescido, com menos rugas, flacidez, aspereza, sulcos e manchas, e mais firmeza.

Quais são as indicações do Peeling de Fenol?

O Peeling de Fenol é indicado após uma avaliação criteriosa, para tratar pessoas com cicatrizes de acne, rugas profundas, fotoenvelhecimento intenso, flacidez cutânea, entre outras situações. 

É contraindicado para quem tem problemas cardíacos, arritmias, gestantes e lactantes, doenças crônicas que estejam fora de controle, ou para pessoas com peles que apresentam feridas ou inflamações, além de acne crônica e/ou inflamada. 

OBS.: o tempo de duração da aplicação do Peeling de Fenol é de, aproximadamente, uma hora e meia.

Como é o pós-procedimento?

Os momentos após a aplicação são cercados de cuidados e de muita atenção. É necessário que o paciente fique por sete dias em casa, sem fazer movimentos com a área do corpo que recebeu a aplicação do fenol. Após esse período, as crostas começam a cair e fica uma vermelhidão de queimadura, que vai clareando gradativamente. Em média, o tom de pele volta ao natural cerca de dois a quatro meses após o procedimento.

Depois da aplicação, é preciso fazer o uso de medicamentos analgésicos por 12 a 24 horas e manter a pele sempre limpa, hidratada e protegida da exposição solar. Além disso, é necessário acompanhamento da equipe que realizou o procedimento no período de recuperação.

A importância de realizar o Peeling de Fenol com profissionais qualificados

A escolha dos melhores profissionais implica positivamente no resultado, pois eles que vão avaliar o paciente e definir se o Peeling de Fenol é a melhor indicação e se há alguma restrição.

O Peeling de Fenol não é considerado uma cirurgia. No entanto, precisa ser realizado por profissionais qualificados e especialistas no assunto, em um centro cirúrgico, com anestesia e acompanhamento.

Qual é a diferença entre o Peeling de Fenol e os demais peelings?

Todo o processo do peeling envolve uma descamação intensa da pele, que remove as células mortas e envelhecidas. Apesar disso, eles possuem diferentes classificações. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), podem ser: 

Peeling físico

Se dá por meio de agentes que induzem a descamação mecânica, desde pequenos equipamentos e cremes abrasivos até aparelhos que realizam uma microabrasão na pele por fluxo de cristais – peeling de cristal ou de pontas de diamantes (peeling de diamante). Alguns dos resultados podem ser observados logo após a primeira aplicação.

Peeling químico

É feito com a aplicação de agentes químicos, como os ácidos Salicílico, Glicólico e Retinóico, que removem as camadas superficiais da pele para que depois ela se regenere com uma aparência melhor.

Além dessa classificação, os peelings são separados também por tipos, que variam de acordo com os ácidos e outras substâncias que são utilizadas, podendo ser:

Peeling superficial

Tratamento leve. A sua principal vantagem é a rápida recuperação da pele, que não fica tão vermelha e sofre descamação suave por, no máximo, dois dias. Indicado para peles oleosas, com acne, manchas claras ou poros dilatados, deixando-as uniformes e luminosas, podendo ser repetido a cada 20 dias.

Peeling médio

É um tipo de peeling químico considerado um pouco mais agressivo do que o superficial, atingindo as camadas mais profundas da pele. Normalmente, são utilizadas substâncias como o TCA (Ácido Tricoloro Acético), ácido pirúvico e ácido salicílico.

Peeling profundo

A principal diferença é a intensidade do ativo, mais agressivo em relação aos demais tipos. Consequentemente, proporciona os melhores resultados. Não é recomendado fazer a sua aplicação em um curto espaço de tempo. 

IMPORTANTE: vale destacar que, apesar de serem mais aplicados no rosto, os peelings podem ser feitos em outras regiões do corpo, como: no colo, para tratar os sinais de envelhecimento; em áreas com estrias; e até para queratose pilar – lesão bastante comum nos braços e nas coxas.

Ficou com alguma dúvida sobre o Peeling de Fenol?

Entre em contato com a nossa equipe para receber mais esclarecimentos, ou ainda, para agendar uma consulta e ver a necessidade de realizar o Peeling de Fenol.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba as novidades da Clínica Harmonia por e-mail.
Iniciar conversa
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?